Demissão

Apresentador da Band é demitido após ofender jornalista da Folha durante discurso

Apresentador também é vereador de Belém e ofendeu jornalista

Publicado em 20/02/2020

Vereador da cidade de Belém e apresentador do programa policial Metendo Bronca, da RBATV, afiliada da Band no Pará, o radialista Joaquim Campos foi demitido da emissora nesta quinta-feira (20) após ofender a jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello, em um discurso na Camara de Vereadores de Belém nesta quarta-feira (19). Nele, Joaquim Campos repetiu o discurso de que Patrícia queria sexo para conseguir informações contra o presidente Jair Bolsonaro sobre fake news nas eleições de 2018.

Tudo ocorreu na manhã desta quarta. Durante um discurso do vereador Toré Lima (PRB), Joaquim pediu a palavra e fez insinuações sexuais contra Patrícia, chamando a jornalista de “vagabunda”. Posteriormente, em sua rede social, o apresentador repetiu sua fala. “Não concordo que trocar informações por sexo seja jornalismo”, disse o vereador. A fala rapidamente foi criticada pelos seus colegas e tomou grande repercussão no estado inteiro.

Além disso, o governador do Pará, Hélder Barbalho, também repudiou as falas de Joaquim Campos e pediu sua demissão da emissora o quanto antes na noite desta última quarta-feira. A família Barbalho, vale ressaltar, é dona da RBATV/Band, considerada a melhor emissora da rede em termos de audiência e faturamento.

Pressionada pela opinião pública e até pelo governador, a RBATV soltou um comunicado confirmando que não concorda com as opiniões de Joaquim Campos e que ele será dispensado do programa Metendo Bronca. A atração policial costuma marcar 5 pontos de média na Grande Belém e estava na emissora desde 2008.

O Podemos, partido de Joaquim Campos, também soltou nota e afirmou que enviou para o conselho de ética do partido, um ofício pedindo a investigação do apresentador por quebra de decoro parlamentar. O partido também afirmou que não concorda com as insinuações sexuais do apresentador da Band.

Veja o comunicado da RBATV/Band na íntegra:

Apresentador da Band ofende jornalista da Folha (Reprodução)
Apresentador da Band ofende jornalista da Folha (Reprodução)

“Em relação aos comentários do vereador Joaquim Campos (Podemos), no plenário da Câmara Municipal de Belém, na manhã desta quarta-feira (19/02), a Rede Brasil Amazônia de Comunicação tem a registrar o seguinte:

1. O vereador também é apresentador de programas de televisão da emissora há mais de 10 anos. As palavras do parlamentar não representam, em momento algum, a linha editorial adotada pela RBATV;

2. A RBA de Comunicacão repudia atitudes e manifestações ofensivas, preconceituosas e de misoginia, que venham a ferir a dignidade humana e a honra das pessoas e tomou a decisão de afastar o apresentador de suas funções na emissora;

3. A RBA tem se pautado por um jornalismo sério, pelo pluralismo de idéias, pensamentos e o respeito às posições políticas e ideológicas de todos os segmentos sociais;

4. A RBA reafirma a sua política editoral de valorização e respeito à pessoa humana, como tem feito nos últimos 30 anos.

RBA de Comunicação”

Leia o comunicado do Podemos na íntegra:

“Nota Oficial do Podemos Pará 

Sobre o caso do Vereador Joaquim Campos 

Esclarecemos em caráter irrevogável que o Podemos não tolera qualquer tipo de preconceito, agressão e violência contra as mulheres. 

Desta forma:

1- Prestamos total solidariedade a jornalista da Folha de São Paulo Patrícia Campos Mello, além da Vereadora de Belém Nazaré Lima, ambas atacadas covardemente pelo Vereador Joaquim Campos durante a sessão no Plenário da Câmara Municipal de Belém nesta quarta-feira. 

2- Diante do fato ocorrido, tomando conhecimento de que o mesmo ainda está filiado ao Partido, e, não existindo condições da permanência do filiado nos quadros do Podemos, a Direção Estadual, por unanimidade, encaminhou pelo acionamento do referido vereador no conselho de ética, iniciando assim, o processo de expulsão.

3- Nascemos como partido sustentado por ideais democráticos. Atitudes como essa não serão toleradas, o Podemos é defensor intransigente do respeito e dos direitos.

Deputado Estadual Igor Normando – Presidente do Podemos – Pará”

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade