Fora da TV

Globo e Flamengo não chegam em acordo e estreia no Carioca 2020 não terá TV

Globo e Flamengo possuem visões diferentes sobre acordo

Publicado em 16/01/2020

O Grupo Globo e o Flamengo não chegaram a um acordo pelos direitos de transmissão do Campeonato Carioca 2020. Com isso, a estreia do clube rubro-negro na competição contra o Macaé, que irá acontecer neste sábado (18), às 16h, no Maracanã, não terá transmissão de nenhuma plataforma do Grupo Globo e ficará fora da televisão. Apenas quem for ao estádio verá a partida.

A emissora confirmou a informação em comunicado ao Observatório da Televisão. Nele, a Globo esclarece que a pedida do Flamengo foi acima do que a emissora pagou aos outros clubes, mas que vai continuar cobrindo o dia a dia do Flamengo. “Fizemos ao Flamengo uma proposta para o Campeonato Carioca, mas infelizmente não chegamos a um acordo, pois o valor pedido pela diretoria do time rubro-negro está muito acima do acerto já feito com os outros clubes e a Federação do Rio de Janeiro. Por isso, até este momento, os jogos do Flamengo não serão transmitidos em nenhuma plataforma“, disse a emissora. Em comunicado emitido após a publicação desta reportagem, o Flamengo também corroborou a informação.

Segundo apurou o Observatório da Televisão, o Flamengo entende que fechar o contrato de exibição com a Globo pelo Campeonato Carioca seria dar margem para um torneio que o clube não acredita ser mais relevante para o calendário do futebol brasileiro. A Globo respeita a visão do time rubro-negro. O ultimo vínculo para o Estadual entre emissora e o clube foi até 2019 e valia por três temporadas.

A Globo fez propostas formais para o Flamengo mas o clube não aceitou, alegando que também entendia uma incompatibilidade financeira do que achava justo receber pelos jogos do Estadual. Vale ressaltar que, na primeira fase, o rubro-negro vai jogar com o seu time Sub-20, já que seus jogadores principais estão em férias devido a temporada longa em 2019.

Globo sabia que seria difícil fechar contrato com o Flamengo para o Carioca 2020

Em comunicado enviado ao Observatório da Televisão no último dia 7 de janeiro, a Globo já admitia a dificuldade de fechar o contrato para o Campeonato Carioca com o Flamengo. Com a falta de acordo entre Globo e Flamengo, os outros clubes também deixam de ganhar dinheiro.

Os clubes menores do Rio e a FRRJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) podem perder até R$ 18 milhões em distribuição de dinheiro dos direitos de transmissão, pagos pela Globo.

Vale ressaltar que, nos últimos anos, a Globo está encontrando formas de tornar os estaduais mais atrativos. A emissora já diminuiu o número de transmissões dos torneios no início do ano e defende que ele seja disputado ao longo do ano, em paralelo ao Campeonato Brasileiro, atualmente é jogado entre abril e dezembro.

Veja o comunicado da emissora na íntegra:

“Fizemos ao Flamengo uma proposta para o Campeonato Carioca, mas infelizmente não chegamos a um acordo, pois o valor pedido pela diretoria do time rubro-negro está muito acima do acerto já feito com os outros clubes e a Federação do Rio de Janeiro. Por isso, até este momento, os jogos do Flamengo não serão transmitidos em nenhuma plataforma. Temos grande interesse nesses direitos e continuamos sempre abertos ao diálogo, esperando chegar a um acordo satisfatório para todos: clubes, federação, marcas, plataformas e, principalmente, para os torcedores. Nosso objetivo é fazer uma transmissão do tamanho da paixão do carioca pelo futebol, sem abrir mão dos princípios que têm norteado nossas aquisições de direitos no futebol brasileiro. Adotamos cada vez mais modelos com critérios que visam maior equilíbrio e valorizam a meritocracia esportiva e comercial na alocação dos valores, em vez de valores diferenciados que acabam resultando em desigualdade preestabelecida. É um sinal de respeito pelas equipes e pelos torcedores que defendem todas as cores e bandeiras nas arquibancadas do Rio de Janeiro. Sem distinção. É a forma de a Globo de contribuir para um futebol brasileiro mais equilibrado, mais consistente, que seja bom para todos e não apenas para alguns. Acreditamos que demos passos importantes nessa direção. Como acontece desde o início da temporada, o Flamengo – único clube até aqui ainda sem acordo com a Globo – continuará tendo espaço na cobertura constante dos programas esportivos da Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com, além da exibição ao vivo de partidas do clube pela Copa Libertadores da América, Supercopa, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro

Confira o comunicado do Flamengo na íntegra

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que, em razão do término de seu contrato com o Grupo Globo de Televisão para a transmissão do Campeonato Carioca de Futebol e a posição da emissora em só renová-lo mantendo exatamente as mesmas condições comerciais acertadas em 2016, não levando em conta a nova fase do Flamengo e nenhum dos pontos sugeridos pelo clube para uma possível renovação, os jogos de nosso time de futebol profissional no Carioca 2020 não serão transmitidos nos canais abertos da Rede Globo de Televisão, no SportTV em TV Paga e no Canal Premiere em sistema pay-per-view.

Apesar da não transmissão televisiva de seus jogos, a diretoria do Flamengo reafirma seu total compromisso em levar a campo todo o elenco de jogadores que foi campeão do Carioca, do Brasileirão e da Libertadores no ano de 2019. Será com este elenco completo e, ainda mais reforçado com as novas contratações, que lutaremos pelo bicampeonato carioca, além de buscar oferecer para nossa torcida e para os amantes do futebol um espetáculo de alto nível esportivo.

Temos certeza que, assim como fizemos em todo o decorrer do ano passado juntos, torcida e time serão mais uma vez protagonistas de momentos especiais para o futebol brasileiro.

Vale aqui o registro da continuidade de nossa parceria com Grupo Globo, através do contrato comercial que temos para as transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro. Uma parceria de mais de uma década, pautada pelo profissionalismo e respeito de ambas as partes.”

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade