Alex Escobar no Globo Esporte: apresentador fará edição nacional do programa no SporTV em 2020 (Reprodução/Globo)
Alex Escobar no Globo Esporte: versões locais do programa estão autorizadas a realizarem merchandising (Reprodução/Globo)

Assim como já está acontecendo em produtos de rede nacional nos últimos dois anos, a Globo autorizou as suas afiliadas a produzirem ações comerciais e a venderem possibilidades de merchandising em programas de Esporte, como o Globo Esporte. A autorização é fruto de mais um passo da independência do núcleo esportivo da emissora.

Segundo apurou o Observatório da Televisão, as afiliadas podem encontrar oportunidades comerciais com empresas da região e até nacionais. A Globo está auxiliando todas as suas emissoras que queiram essa nova oportunidade, mas também dá orientações de como isso deverá ocorrer.

A primeira orientação delas é separar o Jornalismo e o Esporte em departamentos diferentes. Esse fato, por exemplo, já aconteceu na Bahia. Por lá, Eurico Meira, diretor de Jornalismo e Esporte da emissora, deixou de se envolver diretamente na linha editorial dos telejornais e programas esportivos. Eles agora são tocados por gerentes locais, que aparecem como responsáveis nos encerramentos dos telejornais.

A segunda orientação dela é realizar a ação comercial de uma forma diferenciada e não um testemunhal clássico com o apresentador falando apenas do produto, como acontece geralmente em programas femininos. Esse fato é o grande desafio destas emissoras locais, já que a estrutura da grande maioria é bastante enxuta se comparado com São Paulo e Rio de Janeiro.

Procurada oficialmente pela reportagem do Observatório da Televisão, a Globo confirmou a informação em comunicado oficial. A emissora deixou claro que está dando todo o suporte para as suas parceiras que desejam, inclusive na separação dos departamentos de Jornalismo e Esporte.

“A Globo apoia o desenvolvimento de projetos comerciais atrelados ao conteúdo esportivo local nas afiliadas que já tenham finalizado o processo de separação entre Jornalismo e Esporte”, afirma o Comunicado da Globo.