De volta

Ator que viveu Pedrinho em A Escrava Isaura relembra personagem: “Aprendi a ter resiliência”

Publicado em 28/01/2020

Desde outubro de 2019, A Escrava Isaura está sendo reprisada na primeira faixa de novelas da tarde, da Record TV. No ar pela quinta vez na emissora de Edir Macedo, a novela, baseada no romance homônimo de Bernardo Guimarães, foi produzida em 2004 e contou, como trama principal, a história de Isaura (Bianca Rinaldi), uma escrava branca.

Nos últimos capítulos da reprise, Isaura e seu pai, Miguel (Jackson Antunes), ganharam, em cena, a companhia de um garoto escravo, Pedrinho (Matheus Palota), que foi acolhido pela dupla e se tornou amigo fiel da família da protagonista.

O Observatório da TV conversou com o ator que aos 8 anos viveu o escravo. Atualmente, Matheus Palota está com 25 anos e empreende no setor de alimentos saudáveis. Apesar dos novos caminhos, ele tem como projeto para este ano voltar a atuar. O ator contou também por que precisou dar uma pausa em sua carreira. Confira:

Carreira

Matheus Palota como Pedrinho em A Escrava Isaura (Foto: Reprodução/Record TV)

Segundo Matheus, a telenovela de 2004, dirigida por Herval Rossano, foi seu trabalho de maior expressão na carreira como ator. Tendo ingressado para o meio artístico com apenas 5 anos, ele foi também garoto propaganda de marcas de roupas, rede de hipermercados e até companhia de rede de esgoto da capital paulista.

Como modelo, Matheus participou, ainda, do desfile mirim do São Paulo Fashion Week. Após a produção da Record TV, o ator gravou participações no quadro Aconteceu Comigo, do Domingo Legal, no SBT.

No final de sua infância, ele precisou dar uma pausa em sua carreira devido à depressão de sua mãe. “Éramos só eu, ela e meu irmão depois que ela se separou do meu pai e por conta da depressão, tive que me ausentar das telinhas”, detalhou Matheus.

Na adolescência, o ator pensou em retomar a carreira, mas pela falta de recursos e oportunidades, optou por seguir outro caminho. Ele se formou técnico em Serviços Jurídicos e cursou Direito por 2 anos e meio, mas não deu continuidade à carreira jurídica, tornando-se empreendedor no ramo de alimentação saudável junto à esposa.

Matheus Palota também garante a renda de sua família trabalhando como motorista de aplicativo e nos últimos anos, voltou a ‘namorar’ com a arte, retornando a cursos voltados para o Cinema e TV.

Sempre senti aquele vazio, por isso decidi voltar a atuar, quero fazer uma coisa que eu ame“, disse o ator, que está, atualmente, envolvido em dois projetos: um curta-metragem e um longa-metragem de Sidnei Paixão em parceria com a NZILA Filmes.

Relevância do tema

Na pele de Pedrinho, o ator revelou que além da oportunidade, ele pôde levar consigo para sempre a importância da temática da escravidão abordada na história de Tiago Santiago. “Aprendi que a luta vem dos nossos ancestrais e também que o bem sempre vence o mal. Aprendi a ter resiliência para tentar, lutar e não desistir dos ideais que julgamos certos.”

Vi também o que é o significado de lealdade”, contou Matheus, que classificou o personagem, mesmo vivendo no período da Escravidão, como retrato atual de muitos jovens negros espalhados pela periferia.

“É um menino valente, amigo e fiel, que precisa apenas de carinho e atenção de quem o ama”, analisou o ator, que confessou ter sido muito acolhido pela equipe da telenovela. “Eu mantive contato com o Déo Garcez, o André, grande amigo, muito atencioso, um mestre e professor, e com o Christovam Neto, o Bernardo, meu caro amigo”.

Repercussão

Casado e pai de Bernardo, de 3 anos, Matheus Palota garantiu, durante a entrevista, que mesmo não sendo um rosto conhecido, em todas as exibições da novela, fica sempre evidente o carinho do público pelo menino escravo.

Apesar do tempo, continuo bem parecido com o Pedrinho, brincam que eu sou o Pedrão, disse Matheus, que contou que recebe, frequentemente, no direct de seu perfil no Instagram, mensagens de fãs da novela. Veja um #TBT repostado por ele:

O ator contou também que Duda, sua esposa, e seu filho estranham quando o vê na televisão. “O Bernardo pensa que é ele que está em cena pela semelhança entre nós”, disse o ator, que afirmou que todas as vezes que assiste à novela, ainda se identifica com o menino escravo.

“O Matheus Palota nada mais é que um Pedrinho grande, que segue com os mesmos ideais de lutar, poder vencer, corajoso e destemido, que vai em frente ao problema e encara sempre com responsabilidade e carinho”, refletiu o ator.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade