Só na TV paga

Falta de verba e fuso horário fazem Band desistir oficialmente de Tóquio 2020 na TV aberta

Falta de verba e fuso na Band fazem Globo ter exclusividade

Publicado em 06/11/2019

A Band desistiu oficialmente nesta semana de tentar transmitir as Olimpíadas de Tóquio, em 2020, na TV aberta. Com isso, a Globo ficará exclusivamente com o evento. A emissora paulista, no entanto, vai concentrar esforços na cobertura do BandSports. Os profissionais que são usados normalmente em TV aberta irão reforçar o canal pago.

Segundo apurou o Observatório da Televisão, dois fatores pesaram na decisão. O primeiro é a falta de verba para adquirir Tóquio 2020. A emissora teria que desembolsar um valor acima de R$ 50 milhões ao COI (Comitê Olímpico Internacional), o que não é possível na atual condição financeira da emissora paulista.

Outro ponto foi o fator fuso horário. A Band acredita que não conseguiria um retorno financeiro e de audiência com a maioria das competições sendo exibidas na madrugada e no horário da manhã. Como se sabe, Tóquio tem 12 horas de fuso horário à frente do Brasil.

Com a desistência da Band, a Globo terá a exclusividade das Olimpíadas na TV aberta. A Record, que exibiu as duas últimas olimpíadas (2012 e 2016), também não vai adquirir o evento por conta do fuso horário, que coincide com a faixa em que é exibida os programas da Igreja Universal do Reino de Deus.

Até o momento, além da Globo, o SporTV e o BandSports irão exibir Tóquio 2020. A única mudança nessa lista de canais pode acontecer caso a ESPN Brasil adquira ele. O canal esportivo da Disney ainda tenta comprar os direitos junto ao COI, mas o tempo é o seu principal inimigo.

Procurada oficialmente pelo Observatório da Televisão, a Band confirmou a informação. “O evento será transmitido pelo BandSports e pelas rádios do Grupo (Rádio Bandeirantes, BandNews FM, Rádio Trânsito, Nativa FM e Band FM)”, afirmou a Band em nota.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade