Fecha a Conta: Nova edição do reality do Mais Você traz arroz como protagonista

Publicado em 14/05/2019

Presente como a base de quase todos os pratos do brasileiro, o arroz é o protagonista da nova edição do Fecha a Conta. O reality culinário do Mais Você estreou na manhã desta terça-feira (14), sob o comando de Ana Maria Braga, na Globo.

Durante uma semana, seis chefs profissionais de várias partes do Brasil se enfrentam para descobrir quem é o melhor em preparações onde o arroz é o destaque do cardápio. “Vamos aprender a fazer vários tipos de arroz e perceber como este ingrediente é versátil. São infinitas as possibilidades de receitas com arroz: entrada, prato principal, acompanhamento, sobremesa. A criatividade vai longe”, adiantou a apresentadora.

Os chefs Alcindo (PE), Ariela (ES), Dandara (RJ), Ernesto (RJ), Hugo (MT) e Luiza (SP) começam a competição com R$ 20 mil, quantia que deverão utilizar ao longo das provas para a compra dos ingredientes.

No entanto, será preciso economizar, já que o prêmio para o vencedor é o valor que restar da disputa. Todos os dias, eles serão avaliados pelos chefs Ana Luiza Trajano e Bruno Katz, jurados fixos desta edição, além de cinco chefs convidados – um a cada dia de competição.

Esta é a nona edição do Fecha a Conta, que tem direção de Luiz Castilho. Churrasco, massas, comida portuguesa, prato feito, pizza, comida mineira, comida de boteco e bolo já foram as especialidades disputadas nas temporadas anteriores da atração. O Mais Você tem direção geral de Vivi De Marco e Frederico A. de Oliveira.

Conheça os competidores:

Alcindo, 45 anos (Olinda – PE)

Alcindo morou em Nova Iorque por três anos e lá fez vários cursos de técnicas de cozinha. Quando retornou ao Brasil, resolveu iniciar sua carreira na gastronomia e se aprofundou na culinária brasileira para abrir seu negócio, um restaurante localizado em um casarão que pertencia à sua família. Com o intuito de diversificar seu cardápio, ele muda o menu a cada três meses e sempre inclui pratos com arroz, como: o arroz cremoso de camarão com gratinado de queijo coalho; e a mariscada pernambucana, uma espécie de arroz de frutos do mar.

Ariela, 36 anos (Linhares – ES)

A ligação de Ariela com a culinária vem da infância. Sua família tinha uma chácara onde produzia farinhas e produtos da terra. Em seu restaurante, a chef busca mesclar produtos típicos de sua região em receitas com apresentação moderna. No cardápio, ela valoriza o arroz em pratos como: Arroz de bacalhau; Risoto de pato com pururuca da própria pele; Arroz carreteiro; Baião de dois; Arantini de arroz negro; Paellas e Bolo de arroz. 

Dandara, 33 anos (Rio de Janeiro – RJ)

Quando se formou como chef, Dandara fez uma viagem para África com o intuito de viver uma imersão na culinária. Sua relação com o arroz está presente no cardápio de seu restaurante, que possui opções tradicionais como o Arroz de frutos do mar, e outras mais diferentes como: o Arroz de hauçá (charque e camarão); e Arroz jollof (prato de arroz típico de diversos países da África Ocidental). Dandara conta que a culinária africana possui muitas receitas que utilizam o arroz como ingrediente principal, e espera conseguir dar destaque a esse tipo de gastronomia.

Ernesto, 31 anos (Rio de Janeiro – RJ)

Ernesto trabalha com culinária há 14 anos. Em seu atual restaurante, que tem perfil italiano, contemporâneo e autoral, o chef explora o arroz como o astro em pratos como o Risoto de açafrão com bottarga, Arantini de Pato com tucupi e queijo do Marajó. Sua relação com o ingrediente vem de suas origens paraenses e não considera o arroz um coadjuvante no prato.

Hugo, 32 anos (Cuiabá – MT)

Hugo é chef de cozinha há nove anos e já trabalhou no Peru e na Itália. Desde criança se interessa pela culinária e, em seu cardápio, tenta mesclar a gastronomia brasileira com a mediterrânea. Seu restaurante, em Cuiabá, segue a linha contemporânea e lá ele serve Bolinhos de arroz, Arancini, Risotos, Paellas e Saladas com arroz 7 grãos e negro.

Luiza, 33 anos (São Paulo – SP)

Luiza é chef de cozinha há dez anos. Desde pequena, sempre gostou de cozinhar e aprendeu muito do que sabe com as avós, que a incentivaram a aprender e a estudar gastronomia. Aos 15 anos, começou a vender doces e fazia pratos para datas especiais como Natal e Páscoa. Em seu buffet, serve vários pratos com arroz como risotos, paella, arroz de forno e arroz de pato.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade