Celebridade: os 15 anos de um novo clássico da teledramaturgia

Publicado em 13/10/2018

Há exatos 15 anos, em 13 de outubro de 2003, a Rede Globo lançava uma nova atração no horário das 21h: Celebridade, de Gilberto Braga. Um dos grandes sucessos da emissora neste século 21 que já chega quase a duas décadas, a novela discutiu o preço da fama e o real conceito de celebridade. Num momento em que começavam a surgir os “ex-BBBs” e congêneres, não deixava de ser uma crítica. Com efeito, passou longe de fazer apologia ao mau-caratismo, como foi acusada de fazer.

Gilberto Braga revela: “Fui oportunista várias vezes na minha carreira e acabou dando certo”

A história principal de Celebridade

Malu Mader como Maria Clara em Celebridade (Reprodução/TV Globo)
Malu Mader como Maria Clara em Celebridade ReproduçãoTV Globo

Maria Clara Diniz (Malu Mader) é uma modelo e empresária de sucesso. Desde quando explodiu como a garota-propaganda dos produtos Summer Spell, ela se firmou como produtora de eventos. Sua empresa promove shows dos maiores astros da música brasileira e internacional. Quinze anos antes do início da ação, ela perderu o noivo, compositor da música que a tornou famosa, “Musa do Verão”, assassinado tragicamente.

O autor do crime foi Ubaldo Quintela (Gracindo Júnior), que cumpre pena e até hoje declara ser o verdadeiro autor da canção. O incidente traumatizou Maria Clara, que até hoje não se casou. Vive um romance com Otávio Albuquerque (Thiago Lacerda), que, apesar de gostar muito dela, não lida bem com o constante assédio de que a moça é alvo. Otávio não é famoso e detesta exposição. No começo da novela, o casal se separa em virtude de perseguição da imprensa e falta de privacidade para o romance.

Laura, a inimiga

Marcos Marcio Garcia e Laura Claudia Abreu em Celebridade Divulgação TV Globo

Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu) se aproxima de Maria Clara fazendo-se de moça humilde e simplória, sua grande admiradora. Consegue um emprego como assistente na produtora. Não passa de uma máscara para se imiscuir no cotidiano pessoal e profissional da empresária, a fim de sabotar seus projetos.

Laura deseja para si tudo que pertence a Maria Clara, e suas motivações para isso só são conhecidas no decorrer da novela. Sua mãe foi a musa inspiradora da canção, que de fato foi composta por Ubaldo. Logo, se Maria Clara conquistou tudo que tem a partir da fama como “Musa do Verão”, e a verdadeira musa era sua mãe, para Laura se apossar do patrimônio da famosa é mais do que legítimo. E necessário. Seu maior comparsa nas tramoias que inventa é o amante Marcos (Márcio Garcia), que vai trabalhar como motorista de Maria Clara.

Lineu Vasconcelos, Renato Mendes e a revista Fama

Hugo Carvana
Lineu Vasconcelos Hugo Carvana em Celebridade Divulgação

Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana) é uma figura muito importante na vida de Maria Clara Diniz. Praticamente um pai para ela, é o maior patrocinador dos shows que ela produz. Proprietário do Grupo Vasconcelos, um grande conglomerado de empresas de comunicação, no passado Lineu viveu um romance com a mãe da moça, Corina (Nívea Maria). No entanto, acabou preterido por ela em favor de Hélio, pai de suas duas filhas. Além da modelo, Corina teve também Ana Paula (Ana Beatriz Nogueira), acomodada e invejosa.

Renato de Celebridade
Renato Fábio Assunção em Celebridade DivulgaçãoTV Globo

Uma das revistas mais conhecidas e vendidas da editora de Lineu é a “Fama”, dirigida por Renato Mendes (Fábio Assunção), seu inescrupuloso sobrinho. Renato não hesita em fazer uso dos piores e mais sórdidos expedientes e manchetes, se isso colaborar num estouro de vendas. Sua falta de ética ao expor o romance de Otávio e Maria Clara e a nudez do rapaz numa edição da “Fama” ajuda no fim do namoro. No fundo, Renato tem inveja da moça, pela relação que mantém com Lineu. E despeito por ela nunca ter cedido a suas investidas nada discretas.

Lineu versus Fernando: um embate de família

O poderoso empresário não se dá nada bem com o genro. Fernando Amorim (Marcos Palmeira) hoje é um respeitado cineasta, que vive na Inglaterra. Mas sua origem é humilde, e isso levou à oposição de Lineu a seu casamento com Beatriz (Deborah Evelyn). Os dois têm dois filhos, Fábio (Bruno Ferrari) e Inácio (Bruno Gagliasso). Beatriz não esconde sua predileção pelo primeiro. O casamento de Fernando e Beatriz não vai bem. E as coisas pioram com a volta ao Brasil e os conflitos com Lineu. Ainda, a paixão que surge entre Fernando e Maria Clara.

A represália de Lineu

Bem como os negócios se complicam, uma vez que Lineu, pressionado por Beatriz, suspende o patrocínio dos shows de Maria Clara em represália a seu envolvimento com o genro. Diversas circunstâncias em que Maria Clara sai prejudicada têm o dedo de Laura. Esta fica amiga de Beatriz, para se aproveitar de sua fragilidade emocional e prejudicar a rival.

Darlene, Jaqueline e Vladimir

Vladimir Marcelo Faria repreende Darlene Deborah Secco e Jaqueline Juliana Paes em Celebridade Divulgação TV Globo

Um triângulo amoroso muito lembrado é o de Darlene (Deborah Secco), Jaqueline (Deborah Secco) e Vladimir (Marcelo Faria). As jovens trabalham como manicures, mas desejam ser famosas. Não importa que não possuam maior aptidão para nada realmente artístico. Vladimir é bombeiro e namora Darlene, mas a sanha dela pela fama o aborrece muito. O rapaz acaba ficando famoso sem querer, ao participar de um salvamento de repercussão na imprensa.

A fama que Vladimir rejeita é a mesma que Darlene e Jaqueline perseguem de todas as formas. O “bombeirão” passa a novela dividido entre a maluquete e a amiga mais pé-no-chão. No entanto, ele acaba perdoando Darlene e os dois ficam juntos no final.

Quem matou Lineu Vasconcelos?

Maria Clara (Malu Mader) ao encontrar o corpo de Lineu (Hugo Carvana) (Divulgação/TV Globo)
Maria Clara Malu Mader ao encontrar o corpo de Lineu Hugo Carvana DivulgaçãoTV Globo

Conforme a trama avança, Maria Clara se prejudica demais, com as trapaças de Laura e o romance com Fernando. Ela acaba perdendo praticamente tudo, inclusive a casa, que é obrigada a vender para a inimiga. Bem no meio de Celebridade, Lineu Vasconcelos é assassinado misteriosamente. Justamente Maria Clara é quem encontra o corpo do empresário, num momento em que se suspeitava de que ele pudesse ser seu pai. Mais para a frente, Corina diz que inventou a história. A intenção era apenas fazer Lineu se compadecer da possibilidade de ser pai da moça e voltar a ajudá-la.

Muitos suspeitos e uma revelação até certo ponto surpreendente

Entra na história o delegado Lourival (Jairo Mattos) para investigar o crime. Não eram poucos os possíveis assassinos, uma vez que Lineu havia feito muitos inimigos vida afora. Mesmo o neto Inácio, a apaixonada Corina, a filha Beatriz e o amigo Salvador (Roberto Bomfim), entre muitos outros, podiam tê-lo matado. No último capítulo, a revelação: a assassina era Laura, a grande vilã da novela. Seu motivo para matar Lineu foi uma grande humilhação à qual ele a submeteu, ao compará-la a Maria Clara de forma depreciativa. Laura o havia encontrado escondida para tratarem da venda das provas de que Ubaldo era o autor de “Musa do Verão”. Só que não se controlou ante as frases fortes que ouviu, e matou-o.

Vale a Pena Ver de Novo chega aos 38 anos querendo se livrar da atual atração

Os percalços da demorada volta no Vale a Pena Ver de Novo

As trapalhadas de Darlene, o duelo de vilões entre Laura e Renato – que chegam até a se casar… A luta de Cristiano (Alexandre Borges) contra o alcoolismo, as muitas artimanhas de Ana Paula e Yolanda (Nathalia Timberg)… Uma reprise de tudo isso era muito aguardada pelos fãs da novela. Em virtude de uma série de impedimentos, Celebridade teve que esperar 13 anos e meio após seu final para reestrear. Com toda a certeza a classificação etária foi um dos maiores, senão o maior. O Vale a Pena Ver de Novo a relançou em 4 de dezembro de 2017 e essa volta foi bastante saudada. No entanto, saudosismo do público, bom elenco, bons personagens, cenas icônicas, um crime misterioso… Nada disso foi suficiente para fazer da reprise de Celebridade um sucesso de audiência.

Todavia, se não foi um grande sucesso, também não foi um grande fracasso, a exemplo de outros títulos. Ao longo de seus seis meses no ar, Celebridade não perdeu a liderança e se manteve nos dois dígitos de audiência. No horário em que foi reprisada, por volta das 17h, isso não é pouco, uma vez que muitos telespectadores não estão em casa. A edição dos capítulos, que privilegiou os primeiros em detrimento do miolo, também atrapalhou. Uma injustiçada pecha de fracasso não pode colar na novela, que é um clássico moderno da teledramaturgia brasileira.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade