Band demite envolvido em escândalo machista

Publicado em 27/02/2018

O escândalo das perguntas eróticas para musas de times de futebol durante o programa Os Donos da Bola continua repercutindo, especialmente nos bastidores da TV Goiânia, afiliada da Band em Goiás. Na noite de ontem (26), a diretoria do canal decidiu por acatar um dos pedidos mais replicados pelas redes sociais nos últimos dias: Leandro Vieira, coordenador artístico da emissora e diretor do programa, foi demitido por justa causa.

Leandro Vieira estava no canal desde 2012, atuando principalmente no departamento comercial. Ganhou espaço e prestígio com a saída de Ricardo Bagnete da diretoria de jornalismo, em agosto de 2017: foi alçado ao cargo de coordenador artístico, que até então não existia, e passou a responder por todos os programas da casa, tendo mais poder que Carol Mattos, que sucedeu Bagnete na direção.

Veja também: Regras da Fifa podem prejudicar cobertura da Copa do Mundo na Band

Na gestão de Vieira, a emissora passou a apostar em conteúdo popularesco e de origem duvidosa: nas manhãs, Marcos Maracanã passou a dividir o comando do noticiário Chumbo Grosso com um anão que, dentre outras dificuldades de expressão, é gago. O Fala Goiás, até então jornalístico comunitário, passou a ser um jornal policial que intercala o obituário do dia com vídeos de Instagram de celebridades. A versão cancelada de Os Donos da Bola, que durou menos de dois meses, dispensa apresentações.

Leandro Vieira ascendeu ao poder por influência de Everton Machado, diretor geral da TV Goiânia. Segundo apurou o Observatório da Televisão, Machado é de fácil acesso e dá o mesmo peso para a opinião de todos que falam com ele – seja, por exemplo, uma funcionária da faxina ou um diretor especializado. Sabendo disso, Vieira se aproximou de Everton com suas ideias e, numa disputa apoiada por ele, acabou ganhando a disputa por espaço com Carol Mattos.

Beto Brasil, o apresentador envolvido no escândalo, segue contratado da TV Goiânia. A emissora estuda uma forma de voltar com um programa esportivo na hora do almoço, porém, ainda não escolheu a melhor forma de fazer isso após o ocorrido. Por hora, Brasil segue apresentando um programa sobre automobilismo, nas manhãs de domingo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade