Ilze Scamparini mostra curiosidades da Sicília no Globo Repórter

Publicado em 05/05/2017

A Sicília é o destino do ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 05. Ilze Scamparini percorre a ilha atrás das belas paisagens e dos segredos da sua comida, que fazem da Itália o país campeão do mundo em saúde. Vem de lá a dieta mais famosa do planeta, os melhores peixes do Mediterrâneo e um novo pão com glúten diferente, mais saudável e fácil de digerir. Outros produtos muito conhecidos da região são o azeite de oliva, a pasta de amêndoas, o vinho dos vulcões – extraído da uva malvasia, poderoso anti-oxidante capaz de retardar o envelhecimento e fortalecer o sistema imunológico – e a alcaparra, que faz parte de várias receitas sicilianas e possui propriedades medicinais como o combate à tosse, à hipertensão, é anti-inflamatória e anti-alérgica.

Ilze visita as salinas sicilianas, que estão entre as mais importantes do Velho Continente. Em uma delas, conhece a brasileira Carolina Aniceto, que trocou a Amazônia pela ilha há dois anos para se casar com Antônio, herdeiro de uma das maiores salinas da Europa. O casal se conheceu em uma viagem turística do rapaz ao Brasil. Foi em frente ao Teatro Amazonas, quando Carol ainda era estudante universitária, que eles se conheceram. Hoje, já formada, a farmacêutica trabalha recebendo turistas no moinho e faz mestrado em Roma.

De lá, a equipe conhece os dois vulcões ativos das Ilhas Eolias. Passam uma semana em um catamarã. No caminho passam por uma lagoa com lama terapêutica, muito procurada por seus 33 componentes que fazem bem para a saúde, sobretudo para cartilagens, reumatismo e para a beleza da pele. Eles seguem navegando até chegar à ilha de Stromboli, onde está o único vulcão em atividade permanente da Europa e um dos únicos do mundo, que produz explosões a cada hora. Cerca de cinco mil pessoas viviam ali na década de 1930, mas a maioria deixou a região depois que uma grande explosão provocou um maremoto. Hoje, há menos de 500 moradores.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 5, depois de ‘A Força do Querer’.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade