Globo e GloboNews na cobertura da eleição presidencial norte-americana

Publicado em 07/11/2016

Na próxima terça-feira, dia 8, os eleitores norte-americanos vão às urnas para escolher o presidente da República que governará o país nos próximos quatro anos. E a Globo e a GloboNews acompanham de perto todos os detalhes de uma das eleições mais acirradas e polarizadas dos últimos tempos. Além da cobertura factual nos telejornais da disputa entre o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton, é de Washington que William Bonner apresenta o Jornal Nacional desta segunda e terça-feira para trazer ao público brasileiro o clima que envolve o país antes e durante da ida voluntária às urnas. De lá, o âncora também prepara matérias que serão exibidas no telejornal desses dias. Na quarta, Bonner encerra sua participação dos Estados Unidos, acompanhando os desdobramentos da escolha do mais novo morador da Casa Branca.

A GloboNews conta com 17 correspondentes, espalhados por diversas cidades do mundo, nessa cobertura que começa no início da noite de terça-feira, dia da eleição, e segue ininterrupta até o fim do discurso do novo presidente, o que deve acontecer ainda na madrugada de quarta-feira. Pela segunda eleição consecutiva, a GloboNews acompanha a contagem dos votos em tempo real, em um sistema inovador no Brasil. O time do canal de notícias é composto por repórteres em Washington, Nova York, Miami, Phoenix, Chicago e Los Angeles, além dos correspondentes espalhados pela Europa, Ásia e América do Sul com a repercussão, ao vivo, da eleição mais acompanhada do planeta.

Além de acompanhar a contagem de votos em tempo real, a GloboNews exibe em seus telejornais matérias especiais ao longo da noite sobre temas como a expectativa de relações entre os Estados Unidos e a América Latina, Rússia, Oriente Médio, Reino Unido, Europa e Ásia, além de reportagens sobre o sistema eleitoral americano, muito diferente do nosso. E na quinta-feira, dia 10, já após a divulgação do vencedor, Silio Boccanera promove uma mesa redonda em Nova York entre Jorge Pontual, Guga Chacra e Sandra Coutinho, que vai ao ar às 23h30, no horário do Sem Fronteiras.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade