Luan Santana opina sobre censura musical no SóTocaTop: “Se for muito pesado, eu concordo”

Publicado em 10/07/2018

Os sábados do mês de julho serão bastante agitados na Globo. Pelo menos é o que garante a emissora com o Só Toca Top – novo programa musical que tem direção artística assinada por Raoni Carneiro.  Comandada por Fernanda Souza e Luan Santana, a atração terá a missão de apresentar ao público um ranking com os maiores sucessos da música nacional, contemplando os diferentes artistas e gêneros ouvidos nas rádios e na internet.

Novato nesse seguimento do entretenimento, Luan Santana conversou com o Observatório da Televisão sobre o projeto. O dono do hit MC Lençol e DJ Travesseiro garantiu que vai usar sua naturalidade como arma secreta para se sair bem no programa: “Pode até ser engraçada”. Sem fazer rodeios, o sertanejo também foi direto ao comentar sobre a possibilidade de um artista convidado ter a letra da música censurada no Só Toca Top.

Além disso, ao longo do bate-papo Luan deixou escapar alguns spoilers sobre o novo projeto, intitulado Live-móvel, que tem como objetivo levar música para as áreas mais isoladas de algumas cidades brasileiras. Confira:

Leia também: Ana Furtado usa turbante durante viagem: “Sol e quimio não combinam”

Diversidade do SóTocaTop

O Só Toca Top vai ajudar você e outros artistas a entenderem mais a diversidade da música brasileira?

Eu acho que sim. Eu acho que essas oportunidades e essas ideias vão acontecendo ao longo do tempo. Acho que isso é muito natural. E eu sou muito feliz por tudo que venho construindo, porque eu tenho 10 anos de carreira. É mais que um presente apresentar um programa de música, apresentar um programa em que a gente vai escancarar para todo mundo o que Brasil está mais ouvindo. Eu acho que precisa de um programa assim na TV. Hoje a gente vê ranking na internet, ranking na rádio, ranking em todos os lugares e não tinha um ranking na TV ainda. Então a gente resolveu juntar tudo isso, fazer uma média geral e jogar na TV.

Como vocês descreve o programa?

O Raoni sempre fala, e eu concordo com ele, que nunca foi tão gostoso e tão fácil ouvir música. Hoje a gente ouve todos os estilos de música, não tem mais aquela coisa da sociedade ser dividida em tribos. Hoje em dia, a gente pode perceber que quem escuta samba, escuta rock, sertanejo, forró na mesma playlist, então isso é muito legal ao meu ver. E o programa é exatamente isso, é uma mistura de gêneros e só reflete o que as pessoas estão mais ouvindo no momento.

A sensação que eu tive quando a gente estava gravando o piloto é que era uma pancada atrás da outra, não dava tempo nem de respirar. A dinâmica do programa está muito legal! Saia o Kekel com Amor de Verdade e já vinha Só Quer Vrau e, de repente, já vinha o Fernando e Sorocaba cantando a música deles que todo mundo canta. Eu e a Fernandinha olhava assim… era uma festa.

Carreira como apresentador

De onde você buscou inspiração para ser um Luan Santana apresentador?

Muita gente tem me perguntado se eu tenho visto algum apresentador para pegar os trejeitos. Eu acho que o legal dessa história vai ser eu ter o meu jeito, é claro que eu preciso estudar a questão de posicionamento das câmeras, de que jeito olha para determinado lugar, entrar por uma porta e sair pela outra, isso demanda um certo tempo de estudo. Mas eu acho que as pessoas querem ver o Luan ali mesmo, a minha naturalidade e é isso que eu vou tentar passar.

Quando eu estou vendo o Faustão, os grandes nomes, eu fico olhando como eles se portam. É como eu disse, as pessoas querem ver o Luan, não querem ver eu imitando ninguém, nem fazendo o que ninguém faz. Eu acho que a naturalidade é muito legal, porque as pessoas sabem que eu não sou apresentador, que eu sou cantor, e eu acho que essa naturalidade pode até ser engraçada.

Compositor

Qual artista top você levaria para cantar no programa?

O Justin Bieber.

A Fernandinha disse que levaria a Beyoncé. Vocês dois estão bem interessados nos artistas internacionais, né?

Não precisa ser internacional? Ah, então o Roberto Carlos.

Como fica o lugar do compositor num programa que visibiliza a música, não só os artistas que está em cima do palco?

Eu sempre fui um cara que valoriza muito o compositor, até por ser compositor também. Junto com o Caliman eu tenho várias músicas, estou gravando duas, inclusive, nesse novo projeto meu. Essa linha de trabalho eu fiz com um parceiro que costume compor com ele bastante, que é o Rafa Torres. Eu conheço o outro lado da moeda, eu também componho, eu também conheço esses caras, esses caras frequentam a minha casa, a gente divide ideais. Eu acho que a composição é muito disso. Sempre que a gente puder mencionar quem foi que fez esse hit, de quem é isso aqui, a gente vai fazer isso no programa.

Existe a possibilidade de um artista ter a letra de uma canção modificada, censurada? Qual a sua opinião sobre isso?

Eu acho que quando é muito pesado… porque tem crianças (assistindo), é um sábado à tarde. Eu acho que cada situação é para ser analisada individualmente. Se for muito pesado, eu concordo.

Luan Santana comenta participação no último capítulo de Rock Story

Antes dessa missão de apresentar um programa, você já fez uma participação na novela Rock Story, em 2016. Desafio é com você mesmo, né? O que você almeja para a sua carreira?

É como eu disse, as coisas vão surgindo e a gente vai vendo se enquadra no plano de carreira que eu tenho dentro de mim. A minha carreira sempre foi marcada por quebra de barreiras, de coisas diferentes que eu venho fazendo. Eu acho que esse é um grande passo, uma importante fase da minha vida esse programa Só Toca Top. Tem tudo a ver comigo, é um programa de música, de troca de experiência, vai me fazer muito bem trocar experiência com os artistas que estão passando lá, que pensam diferente de mim. Fazer som junto com eles vai ser muito legal para mim.

Você está preparado para as críticas que surgirão na internet sobre o seu desempenho no programa? Te incomoda com comentários maldosos?

Ah, eu vejo qual é o realmente pertinente. Eu sou um cara que sempre levou muito em consideração as críticas construtivas. No começo me fazia mal porque eu via de tudo, eu pesquisava meu nome no Google, para você ter noção, para ver o que as pessoas estavam falando no começo da carreira. Então isso me fazia mal e, muitas das vezes, sem fundamento nenhum a crítica, isso me machucava muito. De uns tempos para cá eu aprendi a separar mais as coisas e com o Só Toca Top não vai ser diferente. Se a crítica for construtiva eu vou levar em consideração sim.

Descoberta de novos artistas

Apesar de ter uma certeza experiência com apresentação, a Fernandinha disse que ainda está aprendendo sobre esse universo. Como você está avaliando a sua performance?

Pow, se ela ainda está aprendendo, então eu estou ferrado, vou largar mão (risos).

Durante a preparação do programa você descobriu um artista que te agradou, mas que ainda não está no circuito comercial?

Eu acho que um cara que esteve no programa piloto e que era um cara que, anteriormente, eu estava vendo algumas coisas, que é o Vitor Klay, ele tinha muito essa coisa de surf music, até com uma pegada MPB. Gravou o ‘Sol’ agora e conseguiu quebrar uma barreira muito legal. Então ele foi a aposta da semana no programa piloto e, provavelmente, como o Raoni disse: ‘se fosse um programa hoje, ele iria estar em algum dos rankings’. Como é um programa de rankings a gente vai pode comprovar que a pessoa é, realmente, a mais ouvida naquele estilo, naquela região, de acordo com o que for o ranking.

A sua rotina mudou após aceitar o convite da atração? A agenda, por exemplo, foi modificada?

Por ser segunda-feira a gravação do programa é um dia, sim, que a gente reservou na agenda para gravar, mas segunda-feira é tranquilo.  Geralmente, eu volto do show no domingo à noite, estou em casa e como é aqui em São Paulo facilitou minha vida num tamanho enorme. Se fosse no Rio ia complicar mais.

Vaidade

E o que você anda fazendo para aguentar a rotina agitada? Está se exercitando?

Eu não comecei esse trem ainda não, mas preciso começar (risos). Estou me achando gordo ultimamente, eu acho que tenho que voltar. Eu tinha uma rotina muito legal de exercício e de alimentação, confesso que estou meio relaxado nos últimos tempos.

Por ser um homem vaidoso, você sente que as pessoas ainda têm um pouco de preconceito com quem gosta de se cuidar?

Eu sou fissurado mais em cabelo. Eu gosto mais de mudar, mudo o tempo todo de cabelo, sou mais focado em cabelo. Eu acho que o estilo de qualquer pessoa começa no cabelo, é a primeira coisa que eu reparo numa mulher, por exemplo.

Novos projetos musicais

Fala um pouco sobre o seu novo projeto musical, o Live-móvel.

É um projeto que a gente não está falando ainda porque vai demorar uns dois meses para a gente lançar a primeira música dele. Como não tem esse compromisso de gravação de DVD, horário para o público estar lá, então a gente está gravando em várias cidades levando um caminhão, que é um palco. A gente abre a porta do caminhão e ele tem um palco, daí a gente faz um show para as pessoas. Já levei para um assentamento em Lagoas, foi muito emocionante, as pessoas nunca tinham visto aquilo. Eu queria um lugar onde as pessoas não me conhecessem, mas quando a gente foi lá algumas pessoas já conheciam, têm TV. Talvez ainda role um lugar desse, onde as pessoas estão realmente isoladas do resto do mundo.

Então o foco é buscar regiões onde o acesso ao entretenimento seja mais complicado?

Isso! O brilho nos olhos das crianças que moravam lá, eu acho que nunca vi isso na minha vida. Tanto que até os músicos que estavam tocando comigo choraram. Levamos fogos, quando a gente estourava as pessoas não entendiam nada do que era aquilo. São várias situações, um outro a gente levou para a orla de Maceió. Tipo, o caminhão andando, a gente tocando e as pessoas começaram a ver que quem estava ali era o Luan e seguiam o caminhão.

Campanha do Agasalho

Não tem horário e nem local marcado publicamente para o Live-móvel acontecer?

Nada marcado, isso que é muito legal. Está sempre muito legal esse projeto, mas a gente vai falar mais sobre ele quando for chegando mais perto.

Além de artisticamente, esse projeto te ajuda a renovar como ser humano também?

Muito, muito. Teve uma outra situação em que a gente encontrou uma fã no interior de Minas que nunca tinha tido um contato direto comigo. Já tinha ido num show, mas não tinha condições de me acompanhar direto. Estrela do Indaiá o nome da cidade, se não me engano é uma cidade de 10 mil habitantes, até menos. A gente parou o caminhão na igreja, na praça central da cidade, começamos a tocar para aquela fã, para um fã. A gente está criando situações inusitadas para fazer um show para as pessoas.

Você está apadrinhando a Campanha do Agasalho, né?

Sim. Eu lancei uma música nova que se chama MC Lençol e DJ Travesseiro, que é um clipe junto com a Tatá Werneck. Aí a pegamos o gancho do título da música e fizemos a Campanha do Agasalho para as pessoas puderem doar e ajudar.

*Entrevista feita pelo jornalista André Romano

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade