Evidente desgaste de Hora do Faro leva Record TV a mexer no domingo

Publicado em 09/02/2020

Uma das atrações deste domingo (09) do Hora do Faro, da Record TV, é uma homenagem à dupla Zé Neto e Cristiano. Rodrigo Faro mostra curiosidades da dupla que, fatalmente, levam a histórias de superação e lágrimas. São atrações como esta que tornam o programa um dos que mais abusam da “emoção”, tentando comover o espectador. Uma fórmula que funciona, evidentemente. Mas que costuma cansar.

Ao que tudo indica, o cansaço chegou. Hora do Faro, que já deu trabalho ao SBT e até à Globo, teve um 2019 mediano. Isso se deve ao abuso da fórmula. Afinal, o programa de Rodrigo Faro ocupa quatro longas horas do domingo da Record. Não há espectador que aguente tantas lágrimas, e por tanto tempo seguido. Isso ficou evidente quando o SBT viu a audiência do Domingo Legal crescer quando passou a apostar em quadros mais alegres. Uma tarde de domingo, que reúne um grupo tão heterogêneo de espectadores diante da TV, pede também um cardápio mais variado. “Emoção” funciona. Mas não pode ser só isso.

Tardiamente, a direção da Record aprendeu a lição. Em sua ação promocional para anunciar a grade de 2020, a emissora divulgou que Hora do Faro terá novos quadros. E, pasmem, nenhum deles prevê lágrimas. O carro-chefe será uma versão de Game of Games, um grande game show com farta distribuição de prêmios. O canal também anunciou a volta do Dança Gatinho, um quadro non sense que fez o sucesso do extinto O Melhor do Brasil. Que aposta no humor e na alegria. Sem choro. Ou seja, Hora do Faro sinaliza que uma interessante mudança de rota em 2020.

Mais alegria

Os novos quadros do Hora do Faro, que apostam na alegria, estarão em sintonia com a nova grade dominical da Record. A partir de 8 de março, o programa será antecedido pelo novo Domingo Show, que terá Sabrina Sato. Divertida, Sabrina virá com games e quadros mais alegres, na contramão do apresentador anterior, Geraldo Luís. Depois do Faro, a Record exibirá talent shows, começando com o The Four, de Xuxa. Também divertido.

Assim, a Record TV mostra que quer perder esta pecha de apelativa e sensacionalista que carrega há anos. Trata-se de uma mudança e tanto. E uma mudança corajosa e muito bem-vinda, diga-se. Ao ampliar o leque de seu domingo, o canal mostra que está mais preocupado com a variedade de suas atrações. Ainda não dá pra prever se vai dar certo. Mas é uma mudança cheia de boas intenções. Deve ser celebrada.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.   

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade