Record TV escala Troca de Esposas para as quartas-feiras e “sacrifica” The Four

Publicado em 08/01/2020

Desde a semana passada, a Record TV vem exibindo episódios da temporada 2019 do reality show Troca de Esposas nas noites de quarta-feira. O repeteco vem servindo como um “esquenta” para a estreia da nova temporada, prevista para fevereiro. Deste modo, a direção da emissora efetivou a quarta como o novo dia de exibição da atração de Ticiane Pinheiro, tendo em vista que, no ano passado, Troca de Esposas era exibido às quintas-feiras. Com isso, o canal vai “sacrificar” o The Four, de Xuxa Meneghel, que também estreia em fevereiro e será realocado para as complicadas noites de sexta-feira.

A noite de quarta-feira sempre foi considerada pelos canais abertos como um “dia nobre”. Em razão da exibição de futebol na Globo, os demais canais apostam em programas de variedades no horário. O objetivo é claro: atrair o público que foge das partidas de futebol. Por isso mesmo, a Record TV promoveu, nos últimos dois anos, um rodízio de formatos no horário. Programas como Dancing Brasil, Canta Comigo, Top Chef e Batalha de Confeiteiros foram exibidos ali em busca deste público.

Sendo assim, ao alterar o dia de exibição do Troca de Esposas para as noites de quarta, a direção da emissora está fazendo uma espécie de “promoção” à atração. É um sinal de que o canal confia no potencial do reality, que foi considerado um dos acertos da programação de 2019. Deste modo, a Record TV optou por tirá-lo da concorrência direta com A Praça É Nossa, uma “potência” do SBT, e colocá-lo num dia onde terá menos concorrência e mais visibilidade.

Se levarmos em consideração de que nenhum dos formatos anteriores exibidos às quartas foi grande campeão de audiência em 2019, fica evidente que a emissora quer mudanças. E a manobra parece acertada,. Afinal, da atual cartela de realities da emissora, Troca de Esposas é mesmo o formato de maior potencial. Até porque é o único dos formatos do canal que não tem similar em exibição nem em outro canal, e nem na própria Record TV.

The Four perderá com a mudança

No entanto, a “promoção” do Troca de Esposas terá um efeito colateral grave. The Four, a competição musical comandada por Xuxa, será obrigada a mudar de dia. E, ao que tudo indica, a Record não acredita que a atração teria fôlego contra A Praça É Nossa às quintas, e anunciou que The Four será exibido às sextas. A mudança pode significar que o programa não irá muito longe.

Afinal, sabe-se que a noite de sexta é uma faixa de share baixo na TV brasileira. Por isso, não há grandes investimentos neste dia da semana. A Globo, por exemplo, exibe séries enlatadas no horário. E até a Record, há anos, mantém uma sessão de filmes no espaço. Há alguns anos, a emissora tentou “salvar” o Legendários colocando-o às sextas, e o programa acabou extinto. Não funcionou.

Ou seja, se The Four não apresentou grande resultado de audiência às quartas-feiras no ano passado, nada leva a crer que pontuará melhor às sextas. Pelo contrário. O novo dia deve derrubar ainda mais o programa de Xuxa Meneghel. Que é muito bom e bem-feito, mas nada diferente das demais competições musicais exibidas atualmente. Uma pena.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade