Com entretenimento em baixa, Band e Record TV investem em jornalismo

Publicado em 09/09/2019

Esta segunda-feira (09) foi marcada por duas importantes estreias na TV aberta. Band e Record TV incrementaram suas respectivas programações jornalísticas com os lançamentos de Band Notícias e JR 24 Horas. Em comum, os dois canais vivem uma fase caracterizada pela dificuldade em emplacar novos programas de entretenimento. Sendo assim, preferem apostar em informação.

Band Notícias é o novo noticiário da Band, que estreou nesta segunda (09) com a ingrata missão de suceder o Show da Fé e elevar os índices de audiência para a linha de shows. Apresentado por Rafael Colombo e Cynthia Martins, a novidade é um jornal tradicional, com um apanhado dos fatos do dia. Seu diferencial é a participação de comentaristas, que ajudam a interpretar a notícia. No entanto, trata-se de uma participação restrita. O resumo dos acontecimentos do dia é a tônica do jornal.

Com a estreia do Band Notícias, a emissora sinaliza que vem modificando os rumos de sua estratégia de programação. A Band promoveu uma série de estreias fracassadas no campo do entretenimento no ano passado. Agora, o canal foca seus esforços em sua vocação natural: o jornalismo. Deste modo, há um visível investimento em notícias, visto na reformulação da grade matinal e, agora, na faixa das 22 horas. A emissora acerta ao investir no segmento que sempre teve tradição. Brasil Urgente e Jornal da Band não são as maiores audiências da emissora por acaso.

Jornal da Record

Coincidentemente, a Record TV também não vive grande fase no segmento do entretenimento. Sua linha de shows anda fraca e a teledramaturgia vive um momento morno. Assim, a emissora vem mirando seus esforços no jornalismo, com uma série de investimentos no setor. A estreia do novo Jornal da Record vem para marcar esta nova fase, na qual a informação já ocupa a maior parte da grade da emissora.

Junto com o novo Jornal da Record, a emissora lança o JR 24 Horas. Com a apresentação de Janine Borba e Sergio Aguiar, os novos boletins levam a grife JR para toda a programação do canal. Com isso, a informação passa a ser o principal produto da Record, que já ocupa sua grade com noticiosos longos, como Balanço Geral e Cidade Alerta.

O primeiro boletim do JR será exibido sempre à meia-noite e meia. Com isso, a Record corrige a falta de um noticioso no início da madrugada. Além disso, volta a apostar em produção própria na faixa, depois do fim do Programa do Porchat.

Ao vivo

O jornalismo na TV aberta está em alta. Além da Band e da Record, a Globo também vem mexendo consideravelmente em sua programação jornalística. E o motivo principal é claro: com dramaturgia e shows dominando outras plataformas, os canais abertos vêm conferindo a força de uma programação ao vivo, capaz de atrair a atenção da audiência. Ou seja, a tendência é que as notícias ganhem cada vez mais espaço nos canais tradicionais.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade