Suely Franco tem bom momento em A Dona do Pedaço

Publicado em 07/06/2019

Ausente das novelas desde Êta Mundo Bom! (2016), de Walcyr Carrasco, a veterana Suely Franco voltou com tudo na pele de Marlene em A Dona do Pedaço, do mesmo autor. Grande amiga da protagonista Maria da Paz (Juliana Paes) e vizinha do núcleo de Eusébio (Marco Nanini), Marlene é uma professora aposentada que tem bastante destaque na novela. Merecidamente, já que Suely é uma grande atriz. Ela também pode ser vista atualmente como Dona Mimosa, governanta dos Batista em O Cravo e a Rosa (2000/01), de Walcyr e Mário Teixeira, reprisada pelo Canal Viva.

Não se nega o pedido de um primo padre

Marlene Suely Franco e Padre Fernando Eiras

A primeira fase de A Dona do Pedaço durou a primeira semana e mais metade do capítulo 7. Nela, o público pôde conhecer as famílias Ramirez, de Maria da Paz, e Matheus, de seu amado Amadeu (Marcos Palmeira). Bem como os conflitos que colocaram os dois clãs de lados opostos e por pouco não causaram a morte de Amadeu em pleno altar, ocasião em que a avó da jovem, Dulce (Fernanda Montenegro), quebrou a trégua entre as famílias e meteu bala no rapaz pelas costas. O vigário da fictícia Rio Vermelho (Fernando Eiras) ajudou na fuga de Maria da Paz da cidade, para que não sofresse ela também um atentado. E deu à jovem o endereço de sua prima para que Maria da Paz se abrigasse em São Paulo.

A prima não era outra senão Marlene, que recebeu a moça em sua casa como a uma filha. Embora tenha solicitado a Maria da Paz que trabalhasse para ajudá-la nas despesas domésticas, ela o fizera com jeito e sem arrogância. Com toda a certeza, não fosse Marlene e sua generosidade Maria da Paz passaria por muitos apuros na capital paulista ao chegar do Espírito Santo. As duas se tornaram grandes amigas e, com diálogos ágeis e bem colocados, Suely Franco e Juliana Paes se deram bem em cena. Ficou crível e simpática a relação de amizade entre Marlene e Maria da Paz.

Com os vizinhos invasores, uma relação que vai das discussões aos abraços

Eusébio, a mulher Doroteia (Rosi Campos), os filhos e o casal Cornélia (Betty Faria) e Chico (Tonico Pereira), respectivamente mãe e padrasto de “Bibinho”, invadiram a casa vizinha à de Marlene, que estava desocupada, e a ocuparam. Isso ainda quando a novela tinha sua ação ambientada 20 anos atrás. Todos seguem na residência, mesmo tanto tempo depois. Apesar dos “gatos” de energia elétrica e água, das entradas nada discretas e das vezes em que sua mesa de farta passou a vazia em minutos em virtude de “ataques” dos vizinhos desvalidos, Marlene não consegue sublimar sua bondade e sua mão aberta. De tal forma que, ainda que haja uma vez ou outra algum arranca-rabo, especialmente entre Cornélia e ela, tudo costuma acabar bem e em paz. Inegavelmente, as cenas dão a Suely Franco chance para deitar e rolar, com bons parceiros.

Antero, amigo de muitos anos e paixão outonal: vem aí um romance para Suely Franco e Ary Fontoura?

Marlene (Suely Franco) e Antero (Ary Fontoura) em A Dona do Pedaço (Reprodução/TV Globo)
Marlene Suely Franco e Antero Ary Fontoura em A Dona do Pedaço ReproduçãoTV Globo

O advogado Antero (Ary Fontoura) é amigo de Marlene há muitos anos. Moradores do mesmo bairro, o Bixiga, região central de São Paulo, os dois tiveram um romance no passado. No entanto, Marlene se cansara de viver sem um amor. O que a leva a investir pesado em Antero. Ademais, as cenas dos dois têm evoluído mais e mais para um entrecho cômico e, caso o namoro vingue, poderia ocorrer uma espécie de resgate do casal formado pelo mesmo Ary com Nicette Bruno em outra novela de Walcyr Carrasco: Sete Pecados (2007/08). Com efeito, Seu Romeu e Dona Juju fizeram bastante sucesso na ocasião.

Veteranos como Suely Franco, Betty Faria (apesar de estar em papel que causa estranhamento), Tonico Pereira e Ary Fontoura dão verdadeiras aulas de interpretação com seu trabalho. Em A Dona do Pedaço estão todos juntos, para sorte e deleite da audiência.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade