Na pele de Ruth em As Aventuras de Poliana, Myrian Rios conquista um público novo para seu trabalho

Publicado em 29/06/2019

Quem acompanha a novela do SBT, As Aventuras de Poliana, e o faz parcial ou completamente em virtude do gosto dos filhos ou dos netos, seguramente se recorda de uma atriz que integra o elenco: Myrian Rios. Intérprete de Ruth Goulart, homônima de uma sua antepassada que batiza a escola onde trabalha como diretora, Myrian estava ausente da teledramaturgia há quase 20 anos, e é desconhecida de boa parcela dos espectadores da novela. Bem, ao menos o era até a estreia.

Na pele da autoridade máxima da escola, Myrian Rios precisa ter pulso firme como Ruth

Ruth Goulart é uma educadora competente e orgulhosa do prestígio que a escola de sua família conquistou ao longo dos anos. Só para ilustrar, na trama de Íris Abravanel a Escola Ruth Goulart é considerada uma das melhores do Brasil. De tal forma que seus alunos e familiares devem ter orgulho de sua passagem pela história da instituição. Para manter essa reputação, Ruth é bastante séria na condução dos trabalhos pedagógicos. E os alunos a temem em virtude de seu conhecido senso de justiça. Todavia, quando a coisa sai do controle e ocorrem desentendimentos e cismas entre os adolescentes, especialmente por causa das invenções cotidianas de Poliana, Ruth nem sempre é doce e compreensiva. A professora Helô (Elina de Souza), sua grande amiga, também é a pessoa a quem Ruth recorre quando precisa desabafar.

Ruth: a busca pelo sobrinho movimenta uma história paralela

Myrian Rios e Davi Campolongo como Ruth e Bento em As Aventuras de Poliana (Beatriz Nadler / SBT)
Myrian Rios e Davi Campolongo como Ruth e Bento em As Aventuras de Poliana Beatriz Nadler SBT

Encarregada de fazer tudo andar nos trilhos na escola e resolver os pequenos problemas do cotidiano da instituição, Ruth trava uma luta particular. Trata-se da busca por um sobrinho perdido, cujos pais são falecidos. A mãe da criança era irmã da educadora. Embora tivesse fortes suspeitas de que Bento (Davi Campolongo), um aluno cadeirante da escola, que deseja ser pianista, pudesse ser o sobrinho que procura, Ruth vê um exame de DNA colocar por terra sua expectativa. Com o resultado negativo, ela decide sustentar a versão oposta e diz ao garoto que é sua tia. Com efeito, essa mentira, ainda que cheia de boas intenções, acaba por provocar mais confusão. Davi conta para Poliana (Sophia Valverde), mas a conversa dos dois amigos é ouvida por outra pessoa. De tal forma que logo a notícia se espalha.

Os últimos trabalhos de Myrian Rios na televisão antes de As Aventuras de Poliana

A última novela da qual Myrian Rios participou antes de interpretar Ruth em As Aventuras de Poliana foi O Clone (2001/02). Nessa história escrita por Glória Perez, a atriz viveu o papel de Anita, amiga e colega de trabalho de Edna (Nívea Maria) na clínica de reprodução humana do Dr. Albieri (Juca de Oliveira). Anteriormente, Myrian integrou o elenco da novela Era Uma Vez… (1998), de Walther Negrão, e Tiro e Queda (1999/2000), de Luiz Carlos Fusco e Vivian de Oliveira, esta na Record TV. Além disso, ela participou da minissérie Aquarela do Brasil (2000), de Lauro César Muniz.

Entre os anos 1980 e 1990, Myrian Rios também havia se afastado dos holofotes, até voltar em 1996 como a personagem-título da minissérie Irmã Catarina. Escrita por Geraldo Vietri e produzida pela Associação do Senhor Jesus, instituição católica, a história foi exibida pela CNT. A saber, Myrian é católica fervorosa. Posteriormente apresentaria programas diversos na TV Canção Nova, de cuja comunidade é missionária.

Veterana da TV, embora tenha ficado ausente em algumas ocasiões, Myrian Rios tem boas oportunidades na novela do SBT

Com toda a certeza, Myrian Rios é uma novidade completa como atriz para a maior parte dos espectadores de As Aventuras de Poliana. Sua personagem, especialmente depois que a procura pelo sobrinho ganhou peso na história, tem conquistado cada vez mais simpatia do público. E também, com efeito, tem oferecido a Myrian boas oportunidades de mostrar seu talento dramático em cena. A novela do SBT chega ao capítulo 300 no próximo dia 9 de julho, se até lá nada modificar a grade da emissora. A se confirmar a previsão inicial, As Aventuras de Poliana pode chegar aos 700. De modo que ainda temos muitos capítulos pela frente para acompanhar o trabalho de Myrian Rios entre o drama particular e os problemas do cotidiano da escola.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade