‘Inspirado’ no Hoje Em Dia, Aqui na Band acerta com bons apresentadores

Publicado em 27/05/2019

Com o fracasso do debate feminino de Superpoderosas, aposta matinal da Band no ano passado, a emissora agora coloca suas fichas num formato mais tradicional. Aqui na Band, estreia de hoje (27) do canal, aposta em jornalismo e prestação de serviço. Ou seja, uma receita mais conhecida do público do horário, e que a própria Band já utilizou anos atrás. Nesta estreia, o programa de Silvia Poppovic e Luís Ernesto Lacombe lembrou bastante o Hoje Em Dia, da Record TV, na fase áurea.

A semelhança não é coincidência. Aqui na Band tem a assinatura do diretor Vildomar Batista, diretor que deu ao Hoje Em Dia a relevância que o matinal da Record alcançou no passado. Entre 2006 e 2010, a revista eletrônica do canal de Edir Macedo alcançava altos índices de audiência e figurava como o principal programa de entretenimento da Record. Foi tão bem-sucedido que as demais emissoras tentaram copiá-lo: o SBT lançou o Olha Você, enquanto a RedeTV! lançou o Manhã Maior, e a Band apostou no Dia Dia.

Anos depois, o Hoje Em Dia trocou de diretor e de apresentadores, teve o formato modificado e já não é a referência que um dia já foi. Assim, o Aqui na Band parece querer resgatar as características clássicas do programa da Record. Na fase áurea, o Hoje Em Dia apostava em variedades e na descontração de seus apresentadores, mostrando-os integrados e se divertindo. Agora, a atração está mais segmentada, com espaços mais delimitados entre seus âncoras. E é esta descontração entre os âncoras que o Aqui na Band busca resgatar.

Time

Por isso, a atração aposta em dois nomes bastante experientes da telinha: Silvia Poppovic e Luís Ernesto Lacombe tem ampla e diversificada trajetória na TV. No novo programa, os dois surgem lado a lado quase o tempo todo, trocando figurinhas e comentários. Nesta estreia, a dupla funcionou muito bem. Além disso, Aqui na Band conta com um time de colaboradores, que remete a outro clássico da TV: o TV Mulher, da Globo.

No geral, Aqui na Band montou um bom time, com destaque para a presença de Fernando Gomes, médico famoso pela participação no Encontro com Fátima Bernardes, da Globo. Além disso, o programa também acertou ao explorar suas pautas num formato de debates, uma especialidade de Silvia Poppovic. A conversa sobre relacionamentos entre pessoas com idades diferentes, embora nada original, foi divertida e informativa.

Revista eletrônica

Ou seja, Aqui na Band, assim como o Hoje Em Dia, bebe da fonte dos tradicionais matinais norte-americanos. Assim, funciona como uma espécie de jornal de variedades. Sem dúvidas, um formato adequado ao horário, pois permite que o público assista enquanto faz outras coisas. Se não reinventa a roda, ao menos Aqui na Band aposta em conteúdo, o que é sempre válido. Além disso, é sempre bom ver Silvia Poppovic de volta ao ar. A apresentadora é um expoente da TV brasileira, além de ser a cara da Band. Boa aposta do canal.

Mas Aqui na Band terá um desafio e tanto pela frente. A faixa matinal da emissora tem pouca visibilidade, visto o parco desempenho dos programas anteriores, Superpoderosas e Mundo Animado. Agregar mais público vai exigir persistência da direção da emissora, para que a Band seja redescoberta pela audiência. Resta saber se o canal terá paciência para isso.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade