O Sétimo Guardião: Vanessa Giácomo brilha como Stella

Publicado em 18/03/2019

Após breves participações em Duas Caras (2007) e Império (2014), Vanessa Giácomo trabalha pela primeira vez numa novela de Aguinaldo Silva inteira. Em O Sétimo Guardião a atriz dá vida a Stella, esposa do médico de Serro Azul, Dr. Aranha (Paulo Rocha). Em virtude de seu histórico de problemas de alcoolismo e da falta de um neto, a moça é oprimida e humilhada constantemente pela sogra, Mirtes (Elizabeth Savalla). Ou pelo menos era, até que Aranha revelou ser ele a causa da ausência de um filho do casal, a saber. Afinal, o estéril da relação é ele, não Stella como se pensou desde sempre.

Stella (Vanessa Giacomo) e Mirtes (Elizabeth Savalla) de O Setimo Guardiao
Stella Vanessa Giácomo e Mirtes Elizabeth Savalla de O Sétimo Guardião DivulgaçãoTV Globo

Veja também: “As pessoas gostam do confronto”, diz Vanessa Giácomo sobre Stella e Mirtes de O Sétimo Guardião

Ao valorizar uma coadjuvante após protagonizar às 19h, Vanessa Giácomo demonstra talento e humildade

Egressa da novela das 19h Pega-pega (2017), de Cláudia Souto, na qual viveu a policial Antônia, uma das protagonistas, Vanessa consegue se destacar na atração atual das 21h da Rede Globo ainda que Stella seja uma coadjuvante. Os muitos embates nem sempre sutis com Mirtes, as DRs com Aranha e a firme posição de ajudar a colocar o sobrinho Guilherme (Caio Manhente) nos eixos. Tudo isso poderia se perder nas mãos de uma intérprete menos dedicada e hábil.

Na segunda metade da história, Stella saiu de casa e se mudou para a pousada. Ondina (Ana Beatriz Nogueira), a proprietária, e Adamastor (Theodoro Cochrane), o gerente, cumprem as mesmas funções no cabaré local. Bem como as outras funcionárias do estabelecimento são prostitutas à noite. Decepcionada com Aranha, Stella passou a ter em Adamastor uma figura amiga e confidente que lhe faltava. A vida girando em círculos e a sombra do álcool pelo meio levaram-na um período de quase isolamento do resto do mundo. As roupas e o penteado de Stella demonstram essa condição de deslocamento, aliás.

Veja também: Elizabeth Savalla fala sobre Mirtes, de O Sétimo Guardião: “Um espírito de porco”

Numa novela de bastidores tumultuados como O Sétimo Guardião, Vanessa Giácomo desponta como ponto positivo desde o princípio

Mesmo antes de sua estreia, O Sétimo Guardião é marcada por polêmicas. E notícias que dão conta de dificuldades de bastidores e críticas à história e aos personagens. Ademais, embora a novela atinja índices de audiência tidos como satisfatórios e não alarmantes, é fato que não decolou como poderia. E como se esperava, em virtude de grande expectativa. Entretanto, justamente num contexto como esse é que os elementos que dão certo se sobressaem ainda mais. Parece ser o caso do trabalho de Vanessa Giácomo. Neste ano ela completa 15 anos de carreira. E mostrou que a expressividade em cena e a dedicação ao trabalho não veem o tamanho do papel. Mas sim suas nuances e possibilidades. Inegavelmente, merece elogios.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade