Falta de criatividade marca a cobertura do Carnaval na TV aberta

Publicado em 04/03/2019

Entra ano e sai ano e os canais abertos seguem pisando em ovos em suas coberturas do Carnaval. A “festa do Momo” tem suas variações pelo país todo, mas a TV, de maneira geral, não consegue transmitir toda esta grandiosidade ao público do sofá. Pelo contrário. Da maneira como a festa é mostrada pelos canais abertos, dá a impressão de que a festa é a mesma todo ano, tamanha a falta de criatividade das coberturas.

A Globo segue apostando no Desfile das Escolas de Samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, no seu já tradicional Carnaval Globeleza. Apesar dos anos de estrada e do know-how adquirido em todo este tempo, a emissora não consegue fugir do lugar-comum em sua transmissão. Os apresentadores costumam apenas narrar o que se vê pelas imagens, acrescentando uma ou outra informação da escola ou do enredo. Não há a preocupação em ir além do óbvio.

Leia também: Repórter perde o rumo com resposta inusitada de mulher no Carnaval

Para os amantes dos Desfiles das Escolas de Samba pela TV, a extinta Manchete nunca foi substituída à altura. A emissora dos Bloch era referência no segmento, indo além da simples transmissão dos desfiles. Havia a preocupação real com a informação, com uma programação didática, que contextualizava os desfiles. Hoje em dia, os desfiles na TV não conseguem escapar do tédio, infelizmente.

Excesso de “folia”

Nos demais canais, a falta de criatividade aparece logo nos títulos das transmissões. SBT e Band apostam na transmissão do Carnaval da Bahia em seus SBT Folia e Band Folia. Até mesmo a Rede Brasil entrou no páreo este ano, lançando seu… RB Folia.

Sem muita resposta da audiência, o SBT “esconde” seu SBT Folia nas madrugadas. A cobertura se resume às apresentações de trios elétricos, costuradas por algumas matérias “engraçadinhas”. O humor, aliás, também foi uma das atrações do RB Folia, no qual a Rede Brasil escalou Luciano Faccioli e a dupla Rosa e Rosinha para comandar as transmissões. Mas o que se viu na tela foi mesmo humor involuntário.

Bastidores do Carnaval

Enquanto isso, a RedeTV! segue com seu “consagrado” Bastidores do Carnaval. A emissora escala toda a equipe do TV Fama e A Tarde É Sua na cobertura dos bastidores dos desfiles e camarotes pelo Brasil. Além disso, escala comentaristas inusitados, com nomes do naipe de Val Marchiori e Nadja Pessoa.

Leia também: “As televisões gostam de treta”, dispara Jojo Todynho nos Bastidores do Carnaval na RedeTV!

Por anos, o Bastidores do Carnaval se caracterizou pela apelação, com corpos nus sendo explorados por câmeras curiosas. No entanto, talvez para evitar um novo episódio como o do “ânus verde”, a emissora está sendo mais contida este ano. Mas isso não quer dizer que o canal está apostando numa cobertura “light”. A RedeTV! “apenas” trocou a nudez pelos barracos em seu estúdio mesmo, com os comentaristas se alfinetando o tempo todo.

Alternativa

Enquanto isso, para quem aprecia uma cobertura mais abrangente do Carnaval, há outras opções. A GloboNews segue cobrindo de forma competente o Carnaval de Rua pelo país. Já a TV Cultura concentra seus esforços no Carnaval de Recife, transmitindo shows com grandes nomes da música nacional. Deveriam servir como exemplo aos demais canais.

Leia também: Dupla de vilões é um dos equívocos de O Sétimo Guardião

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade