Namoro, Amizade ou Adeus eleva o nível dos tradicionais programas de namoro

Publicado em 18/02/2019

Namoro, Amizade ou Adeus é uma das novas produções originais Netflix. O reality show traz de volta uma fórmula bastante conhecida da TV aberta brasileira e mundial, os programas de namoro. No Brasil, quem viveu nos anos 1980, 90 e Início dos anos 2000, pôde acompanhar inúmeras atrações na TV que tinham o objetivo de formar casais.

O mais tradicional deles, o Em Nome do Amor, apresentado por Silvio Santos, no SBT, foi um enorme sucesso. Mas também tivemos outros programas como Xaveco, Fica Comigo e quadros como Rola ou Enrola, entre tantos outros. 

Mas esses programas e quadros muitas vezes apelavam para contratação de figurantes. A grande maioria moças e rapazes, estereótipos do padrão de beleza estabelecidos à época. O que fazia com que o público não se identificasse com os possíveis casais que se formavam.

Veja também: “Brasil acima de tudo” dispara RuPaul ao comentar volta de série à Netflix no país

Sem contar que tudo soava bastante roteirizado, falso e armado. Apesar de tudo isso, os programas e quadros faziam sucesso. Porém se desgastaram e aos poucos foram diminuindo. Hoje são raros os que ainda existem. No mundo um grande sucesso é o The Bachelor, que no Brasil teve sua versão na RedeTV!, mas não vingou.

A novidade da Netflix

Porém, agora uma novidade traz frescor ao formato. Namoro, Amizade ou Adeus é uma produção da Netflix, feita nos EUA, mais precisamente em Nova York. O reality, com ar documental e estética cinematográfica eleva o nível e mostra que programas de namoro ainda podem ser bons.

Em seis episódios, o programa disponível no streaming mostra casos diversificados de pessoas que buscam namoro. Além de mulheres e homens héteros que procuram um parceiro, uma parceira, Namoro, Amizade ou Adeus não teme o conservadorismo. Ele mostra gays e lésbicas, além de idosos em busca de romance.

Lex e o pretendente gay em busca de relacionamento em Namoro, Amizade ou Adeus
Lex e o pretendente gay em busca de relacionamento em Namoro, Amizade ou Adeus (Reprodução)

No terceiro episódio um rapaz gay encontra com seus potenciais pretendentes a namoro. No sexto uma moça lébisca também quer encontrar sua namorada. No quarto é um senhor viúvo que procura sua nova cara metade. Além disso, Namoro, Amizade ou Adeus não apela para a beleza estereotipada. No programa é possível ver pessoas de todas as etnias, idades, classes sociais e afins. O que faz da atração um mundo de diversidade.

Estéticamente o reality é muito diferente do habitual. Fotografia caprichada, emoldurada pelos cenários de Nova York. Seus bares restaurantes, onde acontecem os encontros, dão o tom ao programa. Trilha que embala os pretendentes a casais, em meio ao bate papo descontraído, que nada faz crer que seja roteirizado, mas com certeza é. Porém soa natural, divertido e informal.

Por tudo isso, Namoro Amizade ou Adeus coloca os programas de namoro em um novo patamar. Difícil de ser superado pela TV aberta e até mesmo a TV paga. Produções como essa mostram que a Netflix já está indo muito além de filmes e séries, competindo com a TV tradicional também na linha de shows.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade