Reprise de A Terra Prometida compromete horário nobre da Record

Publicado em 28/08/2018

Aposta da Record para retomar o sucesso de suas novelas bíblicas, após o fiasco de Apocalipse, Jesus ainda não disse a que veio. A história do líder do Cristianismo tem encontrado dificuldades em ultrapassar As Aventuras de Poliana, do SBT. E isso acontece não apenas por mérito do canal de Silvio Santos. Mas também por equívocos da própria Record. Um deles é apostar no repeteco de A Terra Prometida antecedendo Jesus.

A faixa de reprises de novelas bíblicas das 19h45 é bastante questionável. Afinal, ela surgiu por acaso. Foi quando a Record cancelou a produção da substituta de Belaventura e tratou de empurrar a reprise de Os Dez Mandamentos das 18h30 para às 19h45. Na época, a estratégia pareceu certeira, já que a saga de Moisés (Guilherme Winter) não ia lá essas coisas no fim da tarde. No entanto, com a mudança de horário, ganhou fôlego.

Leia também: Maju Coutinho muda o penteado no JN e se compara a personagem de desenho animado

Porém, como ainda não há qualquer sinal de que Topíssima, trama concebida para ocupar o horário, será realmente produzida algum dia, a Record tratou de dar sequência às reprises. Vieram Os Dez Mandamentos – Nova Temporada e, agora, A Terra Prometida. Trata-se de uma novela que foi bem em sua exibição original. E também não faz feio na reprise, com média de 10 pontos, segundo o Kantar Ibope. O que pega, neste caso, é o efeito-cascata: A Terra Prometida recebe em alta do Cidade Alerta, mas perde público.

Roda a Roda é calcanhar de Aquiles de A Terra Prometida

Além de perder uma parte do público do Cidade Alerta, A Terra Prometida ainda bate de frente com o Roda a Roda, do SBT. Silvio Santos tanto fez que conseguiu emplacar a versão diária do game show da Jequiti antes de As Aventuras de Poliana, o que fortaleceu seu horário nobre. Neste cenário, A Terra Prometida perdeu ainda mais terreno.

Assim, Jesus recebe números modestos de A Terra Prometida e não consegue ultrapassar Poliana. E isso acaba comprometendo o desempenho da Record no horário nobre. Não seria mais coerente se Jesus recebesse os bons índices do Cidade Alerta e saísse do confronto direto com As Aventuras de Poliana? Não faz muito sentido a Record seguir apostando em reprise de novela num horário tão concorrido. A emissora devia rever sua grade de programação.

Leia também: Na 15ª edição, Dança dos Famosos ainda tem fôlego

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade