Globo tem a maldição das novelas do horário das nove

Publicado em 31/08/2015

Na Globo parece existir uma maldição com algumas novelas do horário das nove. Desde Avenida Brasil, que foi exibida em 2012, coincidentemente existe uma sequência, de uma novela dar certo no horário outra não. A trama de João emanuel Caneiro foi um dos maiores sucessos da história da Globo, bateu todos os records de audiência e foi a novela mais vendida  para outros países até hoje, superando Escrava Isaura que era dona desse título.

No mesmo ano a emissora exibiu Salve Jorge, trama que tinha como enredo central o tráfico de pessoas, foi uma novela que enfrentou a rejeição  do público, teve muitas problemas na história, com muitos persongens e atitudes dos mesmos  que não eram justificadas. Assim, teve uma audiência muito abaixo do esperado e só conseguiu cair nas graças do público do meio para frente.

Em 2013, Walcyr Carrasco estreia no horário nobre com Amor à Vida, a novela foi uma grande sucesso, já no primeiro capítulo o público pode  ter uma prévia de como seria a trama, rápida com roteiro bem construído que prendia à atenção do público. Emplacando vários bordões e o persongem Félix foi um vilão clássico de novelas do horário nobre, que é lembrado até hoje.

No início de 2014, estreia Em Família, novela que marcaria a aposentadoria do autor Manoel Carlos como escritor, porém  Em Família foi uma das piores novelas do horário nobre. Com uma história lenta, sem ritmo e nada acontecia, Uma trama cheia de problemas, com a  protagonista ”Helena”, chata e que não convencia, sem falar que a história não tinha humor. A trama foi encurtada e mesmo na reta  final não conseguiu dar certo.

No segundo semestre de 2014, estreia Império, novela que veio com a missão de recuperar a audiência perdida com o fracasso de Em Família e de fato conseguiu. A história do Comendador José Alfredo foi um grande sucesso do horário das nove.

Babilônia, estreou em 2015 e não conseguiu segurar os telespectadores da atecessora, a trama enfrentou a rejeição do público. Com personagens polêmicos, abordando os temas de homossexualidade, prostituição e inveja, teve seu  enredo alterado e os autores não conseguiram segurar a história, atirando para todos os lados, assim Babilônia conseguiu atinger a marca de pior novela do  horário nobre em termos de audiência.

A Regra Jogo  está prestes a estrear, mas tudo indica que será um grande sucesso, já que as novelas antecessoras de João Emanuel Carneiro foram bem sucedidas.

Um fator pode explicar a suposta maldição das novelas do horário nobre da Globo, já que uma dá certo outra não. Quando termina uma novela que é considerada muito boa, que é aceita pelo público e entra outra no seu lugar, o telespectador acaba rejeitando pelo fato de ter se acostumado com a história e persongens da novela antiga, assim acaba rejeitando a nova novela, é o famoso ‘órfão de novela’.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade