Primeira mão

SBT fecha 2019 em segundo lugar na média nacional do Ibope, diz emissora

SBT foi bem em dezembro e fechou 2019 em segundo lugar

Publicado em 08/01/2020

O SBT está comemorando os números de audiência que obteve no último mês de dezembro de 2019 e de todo o ano passado. Dados obtidos em primeira-mão pelo Observatório da Televisão mostram que a emissora de Silvio Santos fechou em segundo lugar na média do Painel Nacional de Televisão (PNT), considerada a média nacional da TV brasileira. O resultado fez o SBT conseguir fechar em segundo lugar em Ibope durante todo o ano de 2019.

Na média das 24 horas em dezembro, o SBT conseguiu audiência de 4,8 pontos e completou nove meses seguidos como a segunda emissora mais vista do País. A emissora é vice-líder desde abril de 2019, quando perdeu para a Record TV pela última vez. O índice é 15% superior ao registrado pela sua principal concorrente, que no mesmo período e faixa horária marcou apenas 4,2 pontos de média – o pior desempenho da Record TV ao longo de todo o ano de 2019.

Considerando somente o mês de dezembro, ainda na média das 24 horas, o SBT impactou 148,6 milhões de telespectadores no Brasil e alcançou 58,7 milhões domicílios. Além de garantir a segunda colocação na média/dia, o SBT superou a emissora terceira colocada em outras importantes faixas horárias do dia.

Na média manhã, das 6h às 12h, o SBT marcou 3,7 pontos de média contra 3,1 da Record TV. No horário nobre, das 18h às 0h, o SBT encerrou o mês de dezembro no PNT com 7,3 pontos de média e completou oito meses seguidos na vice-liderança da principal faixa horária da TV brasileira. A Record TV marcou 6,7 pontos de média.

SBT foi segundo colocado de Ibope nacionalmente em todos os dias durante dezembro

O SBT ainda garantiu a vice-liderança em audiência em todos os dias durante dezembro e marcou as maiores médias às quintas-feiras e aos domingos, quando alcançou 5,4 pontos de média contra apenas 4,6 e 3,9 da Record TV, respectivamente. Às segundas-feiras de dezembro no PNT o SBT cravou 4,8 pontos de média contra 4,6 da Record TV.

Considerando somente a média alcançada às terças, a emissora marcou 4,5 pontos de média. A concorrente ficou com 4,1. Já às quartas-feiras o SBT acumulou média de 4,7 pontos de média e também ficou na segunda colocação. A terceira colocada registrou 4,4 pontos. Por fim, nas sexta-feira a emissora superou a concorrente por 4,8 a 4,4 de média e, aos sábados, venceu por 4,3 a 3,2.

Vice-liderança na média anual: SBT conquista

Na média anual, entre janeiro e dezembro de 2019, o SBT também ocupou a vice-liderança. Nesse período, na faixa das 24 horas, ainda no PNT, a emissora marcou 5,4 pontos contra 5 da Record. Foi a maior diferença entre as duas emissoras desde 2016, quando o SBT venceu por 5,5 a 5,1.

Com o resultado, o SBT se mantém na vice-liderança pelo 6º ano seguido. Segundo a emissora, ela é a segunda emissora mais vista do Brasil desde 2014. Das 20 maiores audiências do SBT no PNT ao longo do mês de dezembro, 15 são produções próprias. Ou seja, 75% dos maiores índices alcançados pela emissora são de programas produzidos no SBT.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade